Ads 468x60px

Featured Posts

24 de janeiro de 2010

Tagged under:

A estratégia digital de Bento XVI

Esclarecimento: O texto que traduzi, poderia proporcionar-me milhares de visitas no Blog Olhar Cristão. Mas por uma questão prudencial, não podemos colocar nossos blogs evangélicos à serviço da comunicação da Igreja Romana.

Por isso, usando a privacidade de nossa Comunidade no Portal Ning, posso disponibilizar a cada um dos Blogueiros associados da UBE o pensamento de Bento XVI para encorajar o ministério digital à CADA padre/bispo/cardeal católico. Há tempos eu, João Cruzué, venho batendo o martelo e escrevendo dezenas de posts sobre as possibilidades digitais de comicação de massa principalmente dos blogs.

Os formadores de opinião na sociedade das próximas gerações terão necessariamente que manejar bem todas as mídias digitais mais eficientes. Hoje quem faz isso são jornalistas (W. Bonner), artistas (vários), comércio, esportistas - quase todos não crentes.

A UBE vem promovendo e fomentando o uso de blogs para CADA LIDERANÇA EVANGÉLICA, porque nós cremos que é desse meio que aparecerão os formadores de opinião cristã mais eficientes. A batalha pelo uso do rádio, praticamente já foi perdida, A da TV nos custa hoje os tubos e está mais a serviço de novelas que do Evangelho - a terceira batalha ainda não está perdida - As mídias eletrônicas. Vamos ver se desta vez, tenhamos mais juízo e mais unanimidade de AÇÃO.

Peço que cada leitor deste assunto (tradução mais abaixo) o repasse por email a pelo menos 10 conhecidos CRENTES, ou EVANGÉLICOS como queiram. Espero que cada líder evangélico desta nação tenham plena consciência do que precisamos fazer: investir em conhecimento de novas tecnologias digitas - a começar pelos blogs.

Eis o texto:

Papa Bento XVI encoraja o ministério pastoral online
(Holy Father encourages online priestly ministry)

Tradução de João Cruzué

Fonte: CNA

Em sua mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Bento XVI conclamou os sacerdotes a fazer um uso astuto das novas tecnologias disponíves para se tornarem líderes comunitários na WEB. Contudo, ele os admoesta ao bom senso: serem mais conhecidos pelo sacerdócio do que pela exposição à mídia digital.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais está marcado para 16 de maio, sob a divisa “O Sacerdote e o Ministério Pastoral no Mundo Digital: Novas mídias a serviço da Palavra.”

A diretriz central da mensagem de 2010 chama a atenção às possibilidades oferecidas para o ministério pastoral dentro da importante e sensível área pastoral das comunicações digitais.

Cada sacerdote, afirmou o santo padre em sua mensagem, para preencher as prioridades fundamentais de crescer na comunhão com Deus, necessariamente envolve o uso de novas tecnologias de comunicação.

Sacerdotes diante do ponto de partida de uma nova era: “Como novas tecnologias criam mais profundas de relacionamentos a grandes distâncias, elas devem ser utilizadas para responder pastoralmente, ao colocar mídia sempre e mais efetivamente a serviço da Palavra.

Bento XVI enfatizou que “Novas oportunidades para o dialogo, evangelização e catequese” podem ser abertas no ciberespaço com a presença de sacerdotes, transportando seu papel tradicional de líderes comunitários para a comunicação no mundo digital.


Assinado por: Irmão João Batista Cruzué

União de Blogueiros Evangélicos.

SP 24/01/2010

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou deste artigo?
Me reservo o direito de não publicar comentários de anônimos e/ou contendo xingamentos ou spam.