Ads 468x60px

Featured Posts

29 de abril de 2010

Tagged under:

Fé salvívica

Vamos enumerar o que denominamos de oito elos de uma mesma corrente, sendo que esta corrente representa a Salvação. Há quem chame de estágios ou outros termos correlatos.
Embora alguns enumerem, até em ordem crescente, nós preferimos acreditar na importância e necessidade de todos, e de cada um, não os colocando em qualquer ordem, até porque eles podem ocorrer de forma simultânea.
Estes oitos elos são – Fé, Arrependimento, Conversão, Regeneração, Adoção, Justificação, Santificação e Glorificação.
Embora muitos comentaristas digam ser a conversão o primeiro elo desta corrente, nós preferimos pensar que nada acontece antes da fé. Até porque a Palavra de Deus diz que:
"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam" - (Hebreus 11:6).
"E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregaram a palavra do Senhor e a todos os que estavam em sua casa" - (Atos 16:30-32).
Face a pergunta feita por um grande pecador, a resposta de Paulo foi simples, direta e objetiva –"Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo".
Crer é a condição primeira
Porém, para crer precisa-se de fé. Então, sem fé não haverá salvação –
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus" - (Efésios 2:8).
A fé, portanto, é condição indispensável para se alcançar a salvação. Mas, a fé não é gerada de forma espontânea no coração do homem. Assim, por si só, nenhum homem tem condições de alcançar, por seus méritos, a salvação.
A salvação começa e termina em Deus
A Bíblia diz que Jesus é "... autor e consumador da fé..." - (Hebreus 12:2).
Paulo disse ao carcereiro que para ser salvo, ele precisava crer.
Na sequência diz – "E lhe pregaram a palavra do Senhor...".
Com efeito, está escrito que – "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" - (Romanos 10:17).
Para adquirir a fé ele precisa ouvir a Palavra de Deus.
Salvação pela graça, por meio da Fé
A salvação foi apresentada inteira, completa, perfeita. Ao homem só resta aceitá-la, gratuitamente. Assim, por ser tão grande e tão preciosa o homem vacila em tomar posse dela. O que se exige do homem é o estender a mão para tomar posse da bênção. O estender a mão nos dá o significado da Fé. Sem a Fé o homem não consegue crer, mas, aquele que, pela fé, crê, e estende a mão toma posse desta tão gloriosa Salvação.
Assim, diz Paulo – "Pela graça sois salvos, por meio da fé".
A graça representa a provisão de Deus; a Fé representa o meio pelo qual o homem recebe a salvação.
Portanto, a fé não é o principio e nem o fim. É apenas o meio. Não é a fé que salva, o que salva é a graça. A salvação começa e termina em Deus. Ele é o autor de nossa salvação. O homem não é salvo pela fé, mas pela graça, por meio da fé.
O próprio Deus disponibiliza a fé para que o homem possa crer
O trabalho do homem, do pregador, é pregar a Palavra de Deus. Existe a necessidade de pregar a Palavra de Deus. O Senhor tem compromissos com sua Palavra, e não com as palavras do homem. Portanto, não pode haver culto sem que haja a ministração da Palavra.
O Espírito Santo opera através da Palavra de Deus. Assim, quando o homem de Deus está pregando, o Espírito Santo trabalha nos corações dos ouvintes no sentido de convencê-los do "pecado, da justiça e do juízo".
É assim que acontece – o homem de Deus prega a Palavra de Deus e o Espírito Santo trabalha nos corações dos ouvintes. De repente aquele homem que, no seu entender, não tinha nenhum pecado, começa a sentir-se acusado, sente que, na verdade, é um pecador, vê próximo de si o juízo de Deus e não quer defrontar-se com sua justiça.
Naquele momento a fé salvífica está disponibilizada e ele pode crer, se quiser.
Aconteceu na casa de Cornélio. Todos os que estavam ouvindo a Palavra, reconheceram-se culpados, creram e foram salvos –
"E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios" - (Atos 10:44-45).
Homem, Palavra, Espírito, Fé – Salvação
"... eis que o semeador saiu a semear..." - (Mateus 13:3).
O homem semeia a Palavra, o Espírito Santo aplica essa Palavra ao coração do homem, disponibilizando-lhe a fé salvifica, enquanto o convence – "...do pecado, da justiça e do juízo"( João 16:8).
Assim, pode acontecer com aquele que aceitou um convite para ir ao culto, e foi!
Porém, quando entrou no templo pensava não ter nenhum pecado. Mas, ao ouvir a Palavra descobriu que era, na verdade, um grande pecador, sentiu sua miséria e a necessidade de um Salvador que o livrasse da condenação eterna. Aceita Jesus e, ao sair, daquele culto, é um homem salvo!
A fé é como que o botão que aciona o processo que leva à salvação. Por isto preferimos colocar a fé antes da conversão. Assim, pela fé o homem pode crer. Crendo, pode convencer-se de seus pecados e arrepender-se; arrependendo-se, pode converter-se.
Embora com a ajuda de Deus, estes passos – fé, arrependimento e conversão têm que ser dados pelo pecador. Eles representam a parte que compete ao homem no processo de salvação.

6 comentários:

  1. Que Ensino maravilhoso, esclarecedor, conciso e preciso:
    Eu tenho um conhecimento ainda muito superficial da Palavra. Pudesse dar alguma opinião diria que a Fé, o Arrependimento e a Confissão são condições "sine qua non" estabelecidas por Deus se observarmos o Plano de Deus para Redenção do homem.

    Graça e paz queridos,
    Ildo Santos - conservo teu

    ResponderExcluir
  2. Caro colega e irmão em Cristo Jesus Eduardo Silva,
    Li todo o conteúdo do seu comentário sobre a Fé Salvívica de forma bastante explícita e compreensível até para quem está no Mundo como filho da desobediência.
    Quanto a dar uma opinião como nota a escolher, não posso fazer essa avaliação, porque as coisas que verdadeiramente é escrita em verdade espiritual que não podem ser avaliadas dessa forma. Apenas o que está escrito é dentro dos trâmites bíblicos, mas, para quem as escreveu e se postou em seu nome, não posso julgar como escritas e postadas em espírito e em verdade, cabe ao Espírito Santo de Deus julgá-las.
    Esse tom evangélico de Fé pela Fé de forma espiritual se torna em vão quando no dia seguinte, essa mesma pessoa que escreveu essas palavras sobre a “Fé Salvívica,” estará ensinando e pregando as coisas de Deus do Velho Testamento.
    Por que essa atitude herética diante dos homens em humildade e diante de Deus como insano e falso evangélico, pregador, missionário e ou pastor?
    Viver do Evangelho de Jesus Cristo e de Deus guiado pelo Espírito Santo, não é uma brincadeira de religião ou de crença de qualquer forma. Não!
    Está escrito:
    ><> Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? 1 Pedro 4:17.
    A considerar as Palavras de Jesus Cristo pelo Seu Evangelho, questionar o que Jesus Cristo falou biblicamente é saber do maior castigo que está reservado para os que desobedecem ao Evangelho de Jesus Cristo.
    Principalmente, para os pregadores, missionários, pastores e mestres, sabendo que cometer o pecado de profanar as Palavras de Deus, ensinando e pregando o Velho Testamento em seus púlpitos e dizendo ser o altar de Deus como um lugar de respeito a Lei de Deus.
    Como está escrito:
    ><> Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
    ><> Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
    ><> Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
    ><> De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
    ><> ><> Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
    ><> Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Hebreus 10:26-31.
    Fim da 1ª Parte por motivo da quantidade dos caracteres.

    Pr. Paulo Brasil.

    ResponderExcluir
  3. 2ª Parte - Continuação da 1ª Parte.

    Não se brinca espiritualmente com as coisas de Deus, que são verdadeiras e instrutoras da verdade do Evangelho, que estão em suas Palavras bíblicas pelo Novo Testamento e, pelo Velho Testamento, para lembrança das coisas que Deus praticou na Velha Aliança.
    Testamento que foi abolido pela Nova Aliança como promessa de Deus para a Nova Casa, pelo Sacrifício de o Sangue de Jesus Cristo, por morte e morte de Cruz, para comprar todas as vidas do mundo, com este Sangue como elo da Nova Aliança de Com o mundo, entrou uma só vez no Santuário do Altíssimo: Deus. Está escrito:
    ><> E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.
    ><> Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
    ><> E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
    ><> Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
    Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
    ><> Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
    2 Coríntios 3:13-18.
    E agora, hoje como o Sumo Sacerdote Real, pode nos livrar da morte espiritual, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele o Seu Pai em amor. Leia:
    ><> Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
    E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
    Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.
    Efésios 1:4-6.
    Porque Jesus Cristo nos resgatou das maldições da Lei. E Deus nos transportou para o Reino de Luz de Deus, como filhos por adoção em Jesus Cristo, o enviado do Deus para salvar o mundo.
    ><> Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Gálatas 3:13.
    Fim da Primeira Parte.
    Fim da 2ª Parte.
    Pr. Paulo Brasil

    ResponderExcluir
  4. 3ª Parte – Continuação da 1ª Parte.

    Hoje como filhos de Deus por adoção em Jesus Cristo, nenhuma condenação existe para os que andam por Fé e como peregrinos na terra. Está escrito:
    ><> Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
    ><> E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
    ><> Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
    ><> De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5:17-20.
    O que espero é que esses missionários, pregadores, pastores e mestres, se lembrem das suas responsabilidades como Embaixadores, Pastores e Mestres da Palavra de Deus.

    ><> Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
    Atos 20:28.
    Estou falando essas coisas com autoridade delegada por Deus em Sua Palavra escrita e perto de todos os que têm as suas missões como filhos de Deus. Está escrito:

    ><> Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
    ><> Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
    ><> Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação. Hebreus 3:13-15.

    Pr. Evangelista e Mestre do Evangelho de Jesus Cristo Paulo Brasil.
    pastorpaulobrasil@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos,

    Lembrando que as coisas de Deus não podem ser avaliadas pelo homem. A resposta cadente de cada Blog deve ser dada pelos seus leitores.

    O comentário feito por um leitor, deve ser publicado e não publicado se este contiver palavras de baixo galão e indecorosas as posições morais do tal Blog.

    Assim, penso e dessa forma avalio o que escrevi em verdade testificada pela Palavra do Evangelho de Jesus Cristo e Deus guiado pelo Espírito Santo de Deus.

    Grato,

    Pr. Paulo Brasil

    ResponderExcluir

O que você achou deste artigo?
Me reservo o direito de não publicar comentários de anônimos e/ou contendo xingamentos ou spam.