15 de março de 2011

Ataque de “demônios” durante o sono ou será Catalepsia Projetiva?

Me deparo com muita gente falando, que é “atacado” por demônios durante a noite, tendo pesadelos horríveis, e muitas vezes ficando “paralisados”, como se fosse morrer.

Confesso que acredito sim, que o inimigo das nossas almas trabalha initerruptamente durante as 24 horas do dia, desde tempos remotos, e que podem sim induzir alguém à ter certos tipos de “sonhos” ou desconforto durante o sono, porém, o que muita gente não sabe, é que existe um pequeno (pequeno?) distúrbio do sono, chamado Catalespsia Projetiva.

Abaixo deixo uma breve explicação sobre o que se trata essa anomalia.

Na projeciologia e conscienciologia, a catalepsia projetiva ou catalepsia astral, também conhecida na medicina como paralisia do sonoou paralisia noturna e no Brasil como pisadeira, é um fenômeno natural, temporário e benigno do ser humano que ocorre durante o sono.

Importante, a catalepsia projetiva não deve ser confundida com a catalepsia patológica, que é uma doença rara.

A chamada paralisia do sono acontece durante o sono, como forma de evitar que o corpo se mova durante os sonhos. É um fenómeno natural que ocorre todas as noites, embora seja raramente notado pela própria pessoa enquanto se dorme. Momentos antes da mente despertar, a paralisia cessa. Por isso, raramente se tem consciência da sua existência. Se, porventura, a mente despertar antes do mecanismo de paralisação ser desactivado, ocorre a consciência da paralisia do sono.

Esta consciência pode ser muito perturbadora, pois o indivíduo dá por si mesmo completamente paralisado, incapaz de mover os membros. A mente ainda está a atravessar um período de transição entre o estado de sono e o estado de vigilia (ou vice-versa) e nessa altura podem surgir alucinações hipnagógicas: presença de uma pessoa, ouvir vozes ou sons, sensação de flutuação ou de se sair do próprio corpo, imagens de pessoas, visualização de objectos, sensação de ver em redor mesmo tendo os olhos fechados, etc. Tanto as alucinações como a própria paralisia são inofensivas, existindo quem aproveite esta fase para induzir sonhos lúcidos ou alucinações agradáveis, e acontecem ocasionalmente, como resultado de uma má alimentação, maus hábitos de sono, estresse, etc. Por vezes, podem indicar a existência de um outro problema maior, como, por exemplo, a narcolepsia.

Ao fim de algum tempo (que pode variar de alguns segundos até cerca de três minutos), a paralisia cessa e o corpo readquire capacidade de se mover novamente. Um dos conselhos mais usuais é ficar parado a respirar lentamente e esperar que passe. Enquanto se concentra na respiração, a mente divaga e quando menos espera o corpo deixa de estar paralisado. Pode-se tentar mover um dedo e lentamente mover o resto da mão, do braço, etc até que todo o corpo se mova. Outra técnica popular é piscar varias vezes, ou fechar os olhos fazendo um pouco de força. De qualquer dos modos, o corpo acabará por "desactivar" a paralisia.

Estima-se que até 60% da população mundial já tenha passado por essa experiência pelo menos uma vez na vida. Em algumas culturas, isso significava pré-disposição ao xamanismo e contato com o mundo dos espíritos.

Sintomas:

Quando a pessoa despertar depois do sono e tentar:

Abrir os olhos, mas eles não se moverem.
Mexer alguma parte do corpo, mas não conseguir.
Gritar ou pedir ajuda, mas não sair nenhum som.

Podem ocorrer outros sintomas como:

Enrijecimento dos membros
Insensibilidade
Alucinações

Formas de induzir o "despertar":

Respirar lentamente durante alguns segundos seguido de um repentina aspiração profunda.

16 comentários:

  1. Eduardo, passo por esta situação geralmente quando tenho sonhos horripilantes, na maioria das vezes criaturas fantasmagóricas me atacam durante o sono. Muitas pessoas afirmam que se trata de um espirito apelidado de "Pisadeira", já que o individuo se vê incapaz de respirar, tendo a sensação de estar sendo pisoteado.

    ResponderExcluir
  2. Comigo acontece a mesma coisa...... rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Vivian e achei interessante o que li aqui. Eu não tinha esse problema, ele surgiu depois que eu sofri um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e tinha morrido em casa. Quando acordei, estava no hospital e minha mãe e meu tio me explicaram que eu tinha morrido, mas fui ressuscitada. Eu gostaria que alguém que sabe sobre essas coisas, me falasse se isso tem a ver com a paralisia do sono.

    ResponderExcluir
  4. Comigo aconteceu dias depois de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Eu tinha morrido em casa e fui ressuscitada no hospital. Eu queria saber se isso tem ligação com a paralisia do sono. Sinceramente, tenho essas sensações horríveis todas as noites. Já faz 3 dias que eu não durmo...
    Mas agora, vou me acalmar e voltar a ter o meu antigo sono normal e relaxante.

    ResponderExcluir
  5. Não é paralisia, são ataques demoníacos sim, eu sempre tenho isso quando começo a orar mais, a querer me santificar mais, e só acaba quando grito por Jesus, e repreendo.Tentam me enforcar e tudo mais...Se fosse natural, não iria resolver clamando a Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. preciso então clamar o sangue de Jesus, eu oro "baixo"

      Excluir
    2. É verdade Camila. Quando chamo Jesus na minha mente, eu também consigo me libertar desse sufoco. Porque está escrito que aquele que clamar o nome dele no dia da angústia, ele o salvará. Ganhei uma literatura com esse versículo bíblico e sempre utilizo quando tenho problemas. Joel 2:32. Se isso não tem nada haver com esses ataques, porque a gente só sente essas coisas quando temos pesadelos? Nunca sinto essas coisas quando o sonho é bom.

      Excluir
  6. Muito bom! É bom saber que existem muitas pessoas passando pela mesma situações embora cada um com relato mais assustador,o artigo pode ajudar muitos de nós dependendo do que a pessoa esta procurando para-si.
    Parabens!

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha esse problema, mais descobri um remédio muito bom chamado salmo 91, vai por min não tem demonio que resiste

    ResponderExcluir
  8. Num me leve a mal não mais isso e certeza que são demônios viu, já aconteceu comigo varias vezes uma que marcou que , foi uma conversa que tive com um ser baixinho que me atacava enquanto eu desviava e corria de seu ataque em desespero, ele disse claramente a mim , vcs humanos são mals, devem morrer , e eu respondi: hipocrisia da tua parte , pq sou violento se e vc quem me ataca..ele disse que aquilo era ordem de lucifer , falou claramente este nome, dai quando comecei a clamar por jesus ,e chorar , me vi envolvido numa camada branca e imune a ele ... e essa e uma das historias, e olha que não tava pensando nisso no ocorrido, ou tinha visto algum filme de terror ou algo parecido antes..Sofro isso todos os dias desde quando me afastei da igreja..orem por mim

    ResponderExcluir
  9. Pessoal,vocês que passam por isso, creiam que são demônios, todas as vezes que procuro me santificar, e fazer a vontade de Deus, acontece essa situação CMG. Isso não é nada paralisia do sono mas ataques de demônios.E outra coisa, pessoas morrem de madrugada e ngm tem explicação do pq, mas eu digo:São demônios, esses desgraçados,estou me preparando pra queima-los e faze-los sofrer com o fogo do meu Deus. 😠😠😠 no nome de Jesus Cristo! Odeio demônios.

    ResponderExcluir
  10. Isso é demônio pessoal.
    Sou evangélico e todas as vezes que procuro fazer a vontade do meu Deus isso acontece, esses desgraçados vem perturbar a minha noite, só que estou me preparando, me santificando,pra queimar e desfazer as obras desses infelizes. Não existe paralisia do sono, existem demônios. Você que sofre disso, entregue sua vida ao senhor pq se não qualquer hora dessas vai acontecer com você como acontece com muitos, morrem de madrugada e amanhecem mortos e a família não sabe explicar oq houve. Que Deus te proteja! 😏

    ResponderExcluir
  11. olha já passei por isso diversas vezes, é uma sensação horrível! sufoca, é agonizante,tenebroso, meu corpo paralisa, e sempre fico sem ar! só consigo sair disso ORANDO, a posição é sempre a mesma com as mãos juntas com os dedos entrelaçados e orando,

    ResponderExcluir
  12. amigos só crendo em JESUS QUE A SALVAÇÃO!!! TEMOS QUE NOS ARREPENDERMOS DE NOSSOS PECADOS, E CRER NO FILHO DE DEUS, JESUS CRISTO, SENHOR TEM MISERICORDIA DE MIM,

    ResponderExcluir
  13. Sim eu posso até acreditar que isso tem alguma coisa ver com um fato natural do corpo ou do cerebro mas não tem muita explicação quando clamamos o sangue de Jesus, porque respirar tranquilo não tá passando ou ficar calma e relaxar também não, mas quando eu clamo o nome de Jesus isso passa rapidinho, já tive várias experiencias com essa situação cada vez é diferente puxão de cabelo sufocar pressão de garganta, sensação de alguem estar te prendendo pra vc não se mexer mas quando clamamos o nome de Jesus isso passa, se pensarmos que é só paralisia do sono acredito que deveria acontecer coisas boas também, como alguns citaram que voam e que fazem coisas maravilhosas durante o fenômeno, acredito que seja demônios sim, a bíblia fala de pertubação noturna, terror noturno e então acredito que são os demônios, algumas vezes acontecem pra alguém que estão afastado ou deixam brechas outros quando estão em concerto com DEUS ou procurando se santificar das duas formas podem acontecer então procure estar sempre orando, quando vamos dormir geralmente oramos pra que DEUS nos guarde e nos livre de todo mal e que nos conceda um dia melhor no próximo mas também temos que pedir que ele nos guarde enquanto dormimos pois a bíblia fala que ele vela nosso sono, mas temos que pedir sua proteção.

    ResponderExcluir

O que você achou deste artigo?
Me reservo o direito de não publicar comentários de anônimos e/ou contendo xingamentos ou spam.