Ads 468x60px

Featured Posts

1 de outubro de 2011

Tagged under:

Manual de demonologia

Pessoal, acaba de ser lançado o Manual de demonologia – escrito pelo teólogo e professor Carlos Augusto Vailatti.

Já tive a oportunidade de lê-lo ainda quando ele nem havia sido editado, e ressalto a suma importância que esta obra tem para teólogos, pastores, acadêmicos em teologia, e ao público geral, que se interessa por um aprofundamento sobre a demonologia, tema que vem sendo esquecido a cada dia por nossas igrejas e escolas.

Trecho da apresentação do livro, feita pelo editor, Eduardo de Proença:
Neste livro, o autor com grande profundidade pesquisa sobre a figura de Satanás na tradição bíblica vetero e neotestamentária. Valendo-se do recurso de conhecer as línguas bíblicas, Carlos Vailatti passeia com maestria e disciplina pelas escrituras sagradas. Em um primeiro momento faz uma verdadeira “varredura” pela terminologia bíblica no que se refere ao mal, desde seres míticos e maléficos, até nas tradições extra-bíblicas Vailatti verdadeiramente se esmera.
Independentemente da posição teológica do leitor, certamente se renderá ao fôlego de pesquisador demonstrado pelo autor, e pela sua honestidade acadêmica e respeito as tradições cristãs ainda presentes na maioria das igrejas.
Em uma segunda parte do livro faz uma investigação sobre a narrativa evangélica de Marcos sobre o jovem possesso, o Gadareno, que nele habitava legiões de demônios. Com cuidado, minúcia e com grande organização e didática convida a você a compreender esse emblemático texto de Marcos.
Se o diabo existe ou não creio não ser o objetivo de Vailatti demonstrar. Porque como diria Santa Teresa de Ávila “se Satanás pudesse amar, deixaria de ser mau”.
O livro foi lançado hoje no IBES – Instituto Betel de Ensino Superior




1 comentários:

  1. Olá, Eduardo,

    Obrigado pelas gentis e afáveis palavras referentes ao meu livro.

    Gostaria de salientar àqueles (as) que seguem o seu blog e às demais pessoas que o visitarem que trata-se de uma obra de teor acadêmico que pesquisa o tema da demonologia a partir das perspectivas bíblica, linguística, exegética, hermenêutica e histórica. Portanto, não é um trabalho que trate de "experiências pessoais" referentes ao assunto.

    Deixo aqui o meu abraço fraternal a você e a todos os que acompanham o Blog "Portal de Teologia Cristã".

    Em Cristo,

    CAV

    ResponderExcluir

O que você achou deste artigo?
Me reservo o direito de não publicar comentários de anônimos e/ou contendo xingamentos ou spam.